A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) realizou um estudo sobre a qualidade dos combustíveis em Portugal e chegou à conclusão que “é igual ao litro”, não havendo nenhuma diferença entre os mais caros e os mais baratos.
...
A DECO avaliou o efeito do uso do gasóleo. Foram testadas as quatro marcas líderes de mercado, nos segmentos low-cost, regular e premium e, 12 mil quilómetros depois, chegou à conclusão que “é tudo igual ao litro”. Os quatro veículos utilizados apresentaram consumos muito idênticos e a nível do interior do motor, afi ança a DECO, “não se encontraram diferenças relevantes nos depósitos”. Em teste as marcas Galp GeForce, Galp HiEnergy, Jumbo e Intermarché.
Em matéria de consumo, diz a Associação, foi medida uma diferença de 0,13 litros aos 100km, entre o pior e o melhor caso, equivalente a 2% de diferença de consumo. A simples pressão incorrecta nos pneus pode aumentar o consumo em 5%, valor acima da discrepância nos testes. Assim, a DECO deixa a pergunta: “se o impacto é igual, porquê pagar mais?”
“A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal. As promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de marketing para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro.”, acusa a DECO, deitando assim por terra os argumentos das petrolíferas, quanto ao consumo e benefícios para carro e motor.
Para a associação, é urgente “criar um regulador para o sector, que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes.”
Em comunicado a DECO diz ainda que “basta de alegações enganosas e práticas lesivas”. O caso foi já denunciado às autoridades competentes e será suportado ainda por um abaixo-assinado, que pode ser preenchido em www.igualaolitro.pt. Mais informações através do site da DECO (www.deco.pt) ou pela número verde 800 203 370.
PARTILHEM! DENUNCIEM! DIVULGUEM!
PARTILHAR
Sem comentários :
Enviar um comentário