quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Escandaloso - Processo de Jose Socrates ARQUIVADO!



Processo de Sócrates arquivado por falta de pagamento da taxa de justiça (vídeo)
Magistrada Cândida Almeida assegura que no inquérito sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente tudo foi "transparente, leal e está vertido no processo". (Vídeo SIC no fim do texto)
17:26 Quarta feira, 11 de janeiro de 2012

A magistrada Cândida Almeida assegurou hoje em Lisboa que, no inquérito sobre a licenciatura do ex-primeiro-ministro José Sócrates na Universidade Independente (UNI), tudo foi "transparente, leal e está vertido no processo".

A diretora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) estranhou e considerou "ridículo" que se volte a falar de um processo que foi arquivado há "quatro anos".

Cândida Almeida precisou que processo arquivado está no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter entendido, e "bem", que competia a um juiz do TIC fazer a instrução.

Ausência de pagamento da taxa de Justiça trava instrução

Cândida Almeida esclareceu ainda que a instrução do processo não ocorreu porque um dos assistentes que havia requerido a abertura desta fase processual "não pagou taxa de justiça", levando ao arquivamento dos autos.

Segundo a diretora do DCIAP, os assistentes tiveram acesso a todos os documentos que constam do processo arquivado, explicando que só factos novos podem reabrir o caso, mas que "para já está arquivado".

Cândida Almeida vincou que "toda a verdade processual" está "refletida" no inquérito, numa altura em que a juíza presidente do julgamento do caso da UNI, Ana Peres, solicitou uma cópia dos documentos enquanto avalia se vai ou não ouvir José Sócrates como testemunha.

Sócrates "disponível" para depor como testemunha

Por seu lado, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, disse não lhe merecer "nenhum comentário" o facto de o Ministério Público ter abdicado de ouvir o ex-chefe do Governo como testemunha em julgamento, mas adiantou que se trata de uma "questão meramente técnica".

"Se alguém pede para ouvir uma determinada pessoa, o MP adere para o poder ouvir, mas se a pessoa deixa cair esse pedido, o pedido do MP cai automaticamente. Não há ciência nenhuma", disse o PGR.

Uma fonte do MP disse na segunda-feira à Lusa que a procuradora do julgamento do caso UNI não ia inquirir José Sócrates, depois de o arguido e ex-reitor da UNI Luiz Arouca ter prescindido da inquirição do ex-primeiro-ministro.

Sócrates faltou à inquirição como testemunha que esteve agendada para a passada segunda-feira, tendo a juíza Ana Peres considerado a falta "justificada", por se encontrar no estrangeiro.

Entretanto, Proença de Carvalho, advogado de José Sócrates, assegurou já que o ex-primeiro-ministro, a residir em Paris, está "inteiramente disponível" para, "pessoalmente ou por videoconferência", depor como testemunha no julgamento do caso UNI.

Quanto ao inquérito do Ministério Público relacionado com a licenciatura em engenharia de Sócrates na Universidade Independente, Proença de Carvalho notou que o caso foi arquivado após investigação "exaustiva".

Polémica com exame num domingo

A forma como José Sócrates concluiu a licenciatura em engenharia na UNI, com um exame a um domingo, é uma das situações que mais curiosidade suscitou em torno do caso UNI, universidade já encerrada após um escândalo que levou a julgamento vários antigos responsáveis da instituição por associação criminosa, burla e falsificação de documentos, entre outros ilícitos.

http://aeiou.expresso.pt/processo-de-socrates-arquivado-por-falta-de-pagament...

A JUSTIÇA EM PORTUGAL JÁ NÃO FUNCIONA... PARA MIM FOI A GOTA DE AGUA.... COMECEMOS ENTÃO A FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS!!!
REVOLUÇÃO NA RUA JÁ!!!!

PARTILHAR

2 comentários :

  1. Pois, vejo que este país não vai mudar nunca! Já toda a gente se habituou a que os julgamentos só funcionem para alguns...Quem tem poder ou padrinhos, safa-se sempre!!! Nós portugueses é que deverianos, na função de empregadores destas pessoas, que tem obrigação de apresentar trabalho, cumprindo bem as suas funções...Reclamar, pedir contas,uma justificação, e não aceitarmos sair a perder quando foram" os acusados", nossos representantes e supostamente nossos subordinados," porque somos nós que lhes pagamos"!Deviamos fazer como fazem ao resto do pessoal... Não mostras competências, vais para a rua,e se cometes-te uma falta grave, tens que arrecadar as consequências!!! Estamos à espera de quê??? ;-(

    ResponderEliminar
  2. OS PROCESSOS DE SÓCRATES SÃO TODOS ARQUIVADOS: Que grande admiração quando sabemos que a procuradora que tratou dos mesmos além de ser socialistas esquerdista é "amiga de peito de Sócrates," como iria julgá-lo? Por isso nos Países Monarquicos não só o tráfico de inflencias é um grave crime como O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, O MINISTÉRIO PÚBLICO, PROCURADORIA, E OUTROS ESTÃO SOB A TUTELA DO REI E NUNCA DO PARLAMENTO, sendo mesmo proibido haver relações de qualquer tipo enrtre eles..

    ResponderEliminar